436021-PEA2QN-436

Veja aqui 5 dicas para diminuir os custos da construção

Quem trabalha no ramo da construção civil sabe que um dos maiores desafios é manter as contas adequadas ao orçamento destinado para a obra, evitando ao máximo as surpresas que sempre acabam chegando durante o processo. Para ajudar nesse planejamento, listamos abaixo algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de diminuir os custos da construção.

1. Planejamento adequado

Parece óbvio que é preciso se planejar antes de começar uma construção, mas essa não é uma tarefa tão simples, já que a obra engloba diversas tarefas, detalhes e produtos que, se não forem bem calculados, podem trazer infelizes surpresas durante a construção.

Vale a pena considerar a contratação de um bom arquiteto e um engenheiro, que juntos poderão fazer todo o planejamento de acordo com o limite de recursos disponíveis, garantindo que a obra final tenha qualidade e não extrapole sua capacidade de investimento.

2. Compra do material

Outra etapa que pode trazer prejuízos se for feita de qualquer jeito é compra de materiais. Se o objetivo é economizar nas despesas, não economize na pesquisa de preços e fornecedores, faça cotações, compare e não tenha vergonha de negociar.

É importante também avaliar as opções de produtos do mercado, pois na indústria da construção civil constantemente surgem novidades e materiais alternativos que podem substituir produtos de marcas tradicionais com uma qualidade tão boa quanto e com um custo muito mais acessível.

3. Pesquise produtos alternativos

Não se feche às novas possibilidades na construção civil, pois hoje em dia pode haver alternativas mais rentáveis e duráveis para produtos tradicionais que fazem a diferença na hora de diminuir os custos da construção. Por exemplo: se você está pesquisando torneiras para uma obra e acha que só existem os modelos de metal (mais caros) ou de PVC (mais baratos), saiba que há uma gama imensa de produtos de qualidade tão boa quanto os produtos em metal, mas produzidos com outros componentes que, além de serem mais econômicos, tem investimento em design que agrega valor à estética da obra.

Ou seja, vale a pena gastar um tempinho pesquisando alternativas do mercado e garantir a redução de custos com bons produtos, que agregam valor.

4. Evite o desperdício

Esta é uma das dicas mais importantes! Se você já está trabalhando com um caixa enxuto e já sabemos que imprevistos em obras sempre acabam acontecendo, desperdícios devem ser evitados de qualquer maneira, não acha?

Assim, considere treinar sua equipe para evitar o consumo excessivo de água e gasto desnecessário de recursos. Negocie também com seus fornecedores que a compra de materiais seja realizada aos poucos de acordo com o que está sendo usado em cada etapa da construção, evitando que se compre um estoque maior e, ao final, descubra que comprou uma quantidade muito maior do que a necessária.

5. Acredite no valor de bons profissionais

Sim, nosso artigo fala em como reduzir os custos da construção, mas quando se fala em contratação de profissionais, o barato pode sair caro. De nada adianta você conseguir fazer economia investindo em um bom planejamento, bons materiais e recursos alternativos, se na hora de colocar a mão na massa, a equipe é despreparada.

Por isso converse, busque indicações e referências antes de realizar as contratações e verifique se as pessoas que farão o trabalho para você realmente estão habilitadas para as tarefas que serão responsáveis. Equipe despreparada é sinônimo de desperdício, retrabalho e prejuízo… tudo o que não queremos, certo?

Gostou das dicas? Aproveite e conheça a linha de produtos da DUTEX, que oferecem soluções inovadoras e de qualidade para a construção civil.

Iniciando o ano com novidades ! Fomos homologados ISO 9001 2015Dutex presente na Feira K em Düsseldorf, Alemanha